6 Atitudes para se enturmar durante seu intercâmbio
O intercâmbio é uma mudança. Você vai mudar de casa, de cidade , de país. E quem já se mudou sabe que uma das coisas mais difíceis de deixar para trás são os amigos.
Assim, isso também acontece no intercâmbio. De início, não conhecemos quase ninguém e muitos se preocupam com essa solidão. Por isso, esse artigo vai te ajudar com 6 dicas para se enturmar e fazer amigos no seu intercâmbio.
1. Seja educado
Em qualquer cultura, ser educado é a melhor forma de causar uma boa impressão. Por isso, seja lidando com nativos ou com outros estrangeiros, seja o mais educado e respeitoso possível. Talvez isso soe óbvio, mas nesse caso, a educação também envolve respeitar aquela cultura diferente, seguindo seus costumes e evitando ofender suas crenças e costumes.
2. Procure outros brasileiros
A gente sabe que você quer fazer amizade com vários nativos, mas que tal ir pelo caminho mais fácil, pelo menos no começo? Pense o seguinte: vocês compartilham o idioma, a terra natal e provavelmente estão em outro país pelo mesmo motivo. Dessa forma, procure fazer amizade com outros intercambistas que tem interesses parecidos com o seu, pesquise sobre comunidades brasileiras e use o português a seu favor num primeiro instante. Grandes amizades surgem assim.
3. Saia de casa
Muitas vezes, a rotina do intercambista pode prendê-lo, principalmente para quem está viajando para estudar. Assim, ao invés de passar o tempo livre em casa, se aventure pela cidade. Frequente restaurantes, cafés e tudo mais que puder te colocar em contato com outras pessoas. Dessa forma, você fará amizades fora da escola e até vai aprimorar sua habilidade no idioma local.
4. Consiga um trabalho
Como falamos, um trabalho te colocará em contato direto com todo tipo de pessoas, sejam pessoas locais, estrangeiros e até outros brasileiros. Assim, você irá se acostumar a falar no novo idioma, vai aprender os costumes e perder a timidez. Dessa forma, você terá vários colegas de trabalho, gerando vínculos de amizade.
5. Vá para todo tipo de evento
Shows, festivais, festas, mostras culturais: Todos esses eventos acumulam um grande número de pessoas que tendem a serem simpáticas e com interesses parecidos com os seus. Fique ligado com o que acontece na região e não deixe de ir para o maior número de eventos que você puder.
6. Seja você mesmo
Já ouvimos muitos intercambistas que passaram perrengues por causa de novos amigos conhecidos durante o intercâmbio, mencionando o seguinte: “Ele(a) nunca seria meu amigo se eu não tivesse conhecido no intercâmbio”. Quando passamos por grandes mudanças, ou estamos muito sozinhos, podemos perder traços de nossa identidade e nos vincular à pessoas que não nos identificamos totalmente, isso pode nos afetar profundamente. Por isso, seja sempre você mesmo quando interagir com as pessoas, mostrando sua personalidade e interesses. Isso te trará os amigos certos.
Agora, não perca tempo, comece a fazer amizades! Parte da experiência em um intercâmbio são as pessoas, e pode ter certeza, elas vão te marcar para sempre. Por isso, deixe a timidez de lado e nunca deixe a solidão tomar conta!
Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de mais ajuda, continue lendo nossos artigos e entre em contato com a gente! Vamos amar te ajudar