Dicas para acampar na Europa
Quer saber o que fazer nas próximas viagens? Ou anda pensando em fazer um intercâmbio low-budget pela Europa fora do eixo trabalhar/estudar ? Então campismo é o ideal para você.
Sendo uma experiência única de interação com o meio ambiente e com a cultura local, acampar se tornou uma das principais opções para quem deseja conhecer o velho continente. Por isso, veja agora dicas sobre como acampar na Europa.
Escolha uma estação seca e quente
Nossa primeira dica é um pouco fora do que você verá em outros artigos sobre o assunto, mas muito perspicaz se for sua primeira vez acampando.
Como bem sabemos, muitos dos países europeus passam por temperaturas extremamente baixas no inverno — A França, que nem é conhecida pelo seu frio, chega a alcançar números próximos a zero grau —. Mesmo no outono, lugares do leste europeu podem ser torturantes para quem não está acostumado.
Essas estações geralmente são acompanhadas por chuvas torrenciais ou fortes nevascas. A Galícia, no noroeste da Espanha, é um excelente exemplo disso. Durante seu inverno, chuvas constantes, ventos frios e mares revoltosos assolam toda a costa, o que pode ser ruim até para quem não vai acampar. A revista Viagem publicou um ótimo artigo sobre isso, que pode ser lido aqui.
Imagine então quantos problemas você enfrentaria acampando nessas condições. Mesmo usando barracas especiais, mantas térmicas e roupas de frio ( O que irá encarecer bastante seus materiais), diversas situações poderão atrapalhar sua experiencia, como possíveis resfriados, terreno alagado ou cheio de neve, estradas bloqueadas, etc.
Por isso, opte por estações mais confortáveis para sua viagem e deixe o frio para um futuro em que você tenha mais experiência. E se a ânsia por viajar não deixar que você espere, foque seu roteiro de acampamento no sul de países como Espanha, Itália e Portugal (Suas ilhas também são uma ótima opção), onde o clima quente predomina por boa parte do ano.
Acampe em (bons) parques de acampamento
Embora a ideia de encarnar o Rambo e enfrentar a selva aparente ser bem legal, um chuveiro com água quente e uma boa cozinha com certeza superam isso.
É isso que parques de campismo proporcionam a você. São, geralmente, áreas cercadas com certa infraestrutura próprias para acampar. Ao buscar por um, análise como é sua infraestrutura e se ela cobre suas necessidades, além do preço por dia.
As mais básicas e mais baratas irão te proporcionar uma área para montar sua barraca, banheiros com chuveiros, cozinha com fogão, pia e talvez utensílios.
É o caso deste parque espanhol em Las Fresneda, que conta com tudo isso mais sinal de wi-fi e restaurantes. Custa 5,50 euros por pessoa, mais 14 pelo local onde a barraca ficará. Em julho e agosto, o valor individual sobe para 7 euros.
Agora, se seu orçamento estiver mais folgados, certos parques oferecem muito mais conforto, com serviços mais parecidos com os de um hotel. É o caso do Yurt Holiday, localizado no Lugar da Várzea, em Portugal.
Ele oferece barracas próprias, em plataformas longe da terra, com todo o espaço e móveis de um bom quarto. Cada barraca conta com um banheiro próprio, com ducha quente. E, claro, tudo isso custará mais: São 85 euros por casal, com uma estadia mínima de duas noites.
Assim, analise qual tipo de experiência você deseja e cheque com bastante antecedência a disponibilidade dos locais. Aqui está uma lista com 20 dos melhores parques de campismo na Europa.
Leve o necessário e não mais que isso
Sabe aquele estresse que sempre temos ao carregar malas pesadas pelo aeroporto até um táxi ou para o hotel? Imagine fazer isso durante todos os momentos da viagem.
Para evitar isso, não leve nada mais do que aquilo que você realmente vai usar. Se você vai viajar com seu companheiro(a) ou família, pense até no que pode ser dividido para todos.
Mas o que é necessário numa viagem dessas? Primeiro de tudo, uma boa mochila. No campismo, malas de mão ou de rodinhas são totalmente desaconselhadas, visto que você precisará carregar suas coisas durante uma boa parte do tempo. Para quem pretende ir de carro até o local de acampar, pode-se até arriscar, embora ainda possa haver problemas.
Por isso, escolha uma mochila compatível com seu tempo de viagem, condições do local e quantidade de coisas. O site Manual do mochileiro liso tem um ótimo artigo mostrando como escolher esse item tão importante.
Uma boa barraca também é importante. Assim, elas existem no mais variados tamanhos, pesos, materiais e preços. No quesito espaço, é medido pelo número de pessoas que ela comporta. Uma boa dica é sempre escolher uma que comporte uma pessoa a mais que o necessário, te dando um espaço extra. Escolha um modelo que seja impermeável, com boas costuras e sobreteto. Este artigo do “Fui Acampar” te mostrará muito mais sobre o assunto.
Além desses itens, toalhas, lanternas, kits de emergência, canivetes suíços e repelentes com certeza devem estar na sua bolsa. Aqui estão mais sites com dicas sobre isso: Blog Vamos para o Mundo, Café, Canela & Chocolate e Papo de Homem.
Claro, acampar envolve muitas outras dicas, além das dicas comuns para toda viagem. Por exemplo, falar inglês é de vital importância numa viagem pela Europa, e mesmo num acampamento te ajudará bastante! Para quem pretende fazer um intercâmbio por lá, uma viagem focada no campismo dará uma boa ideia da cultura local. E se você ficou com alguma dúvida ou tem interesse em viagens, continue lendo nosso blog e comente aí embaixo